No verão, época de curtir a vida ao ar livre, os cuidados com a pele no verão devem ser triplicados, pois o sol e a desidratação podem trazer muitos problemas como queimaduras na pele, induzir o envelhecimento precoce e até aumentar os riscos futuros  de um câncer de pele. Você pode aproveitá-lo ao máximo mas antes confira aqui dicas dermatológicas essenciais de cuidados com a pele no verão e nos dias mais quentes do ano.

Manter os cuidados com a pele no verão: limpa e hidratada.

Tomar uma a dois banhos  por dia deve ser suficiente para manter a pele devidamente limpa e livre do suor. Se estiver muito quente, pode-se tomar mais banhos, mas é recomendado usar somente água, evitando o sabonete para não deixar a pele mais ressecada.
Após o banho é importante passar um creme hidratante pelo  menos nas regiões onde a pele tende a ficar mais seca, como pés, joelhos, mãos e cotovelos. Os produtos em loções são ideais para cuidados com a pele no pois além de uma sensação de refrescância são mais fáceis de aplicar…
cuidados com a pele no verão

Como manter a pele hidratada no verão

Tomar banho de água doce quando sair da praia:

Depois de um dia de praia, deve-se tomar um banho de água doce, de preferência fria, para retirar o sal e areia que tendem a ressecar a pele, facilitando as “rachaduras” . Se a praia tiver um chuveirinho de água doce, experimente passar por ele antes de sair da praia, e se não tiver leve uma garrafa de água doce para jogar no corpo quando sair da areia. Se possível experimente hidratar a pele logo após. Há hidratantes em spray que facilitam esse processo.
cuidados com a pele no verão

Dicas de como cuidar da pele durante o verão

Não se depilar no dia de se expor ao sol:

Outro cuidado importante no verão é não fazer a depilação do rosto e do corpo no dia e também na véspera da exposição solar, porque isto pode causar manchas escuras na pele, caso sua pele fique sensível. Assim, a depilação deve ser feita, pelo menos com 48 horas de antecedência, para garantir que os cuidado com a pele no verão sejam tomados.
exposição ao sol

Depilação durante o verão

Usar protetor solar diariamente para manter os cuidados com a pele no verão:

Aplicar protetor solar cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição solar e fazer renovação a cada 3 horas é importante para quem está na praia ou na piscina.
O protetor deve ser passado em toda a área da pele que fica exposta ao sol.
As loções pós sol são ótimas para refrescar a pele após um dia de praia, piscina ou cachoeira, pois estes produtos hidratam, reparam e acalmam a pele danificada pelo sol, evitando a descamação e prolongando o bronzeado.
Para otimizar seus tratamentos, converse com sua médica dermatologista, há cápsulas de uso oral com ativos específicos que além de ajudar no bronzeado também possuem ação protetora da pele.
cuidados com a pele no verão

Usar protetor solar no verão

Você pode fazer tratamentos de cuidados com a pele no verão:

Evitar fazer tratamentos com laser e produtos químicos durante o verão ainda é um tabu, porque a depender dos  tratamentos podem ocorrer manchas difíceis de remover. Há lasers, produtos ácidos e tratamentos específicos para essa época, mas como tudo, independente da época do ano, os cuidados com o pós tratamento são essenciais. Converse também com sua médica dermatologista.

Investir em alimentos ricos em betacaroteno:

Para deixar a pele morena e com um bronzeado que dura mais tempo, também é recomendado comer alimentos que contêm carotenóides como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois estes alimentos protegem do câncer de pele  e deixam a pele mais bonita e hidratada.

Ingerir bastante líquidos:

Para evitar a desidratação que pode surgir rapidamente provocando intensa dor de cabeça e boca seca, deve-se beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia para hidratar o corpo. A água pode ser substituída por suco de fruta ou chá gelado, por exemplo, mas estes tem mais calorias e podem aumentar o peso, e por isso a água pura é mais recomendada.

Se exponha ao sol em horários mais adequados:

Nas horas mais quentes do dia, entre as 10 e as 16 horas deve-se evitar a exposição solar direta porq
ue nestes horários há mais riscos para a saúde. Assim, nestas horas, deve-se preferir ficar embaixo do guarda-sol ou dentro do bar da praia ou da piscina para se proteger do sol, evitando a insolação e as queimaduras na pele e também é claro o envelhecimento precoce da pele!
Agora que você já sabe como manter os cuidados com a pele no verão, precisa saber como manter esses cuidados ao longo do ano, entre em contato com a Dra. Larissa para garantir que a sua pele estará sempre saudável.