rosace-no-rosto-de-mulher

A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica, com períodos de crise e outros de melhora – a pele que é “reativa” torna-se avermelhada, cheia de “bolinhas” chamadas pápulas, vasos dilatados e algumas lesões bem parecidas com espinhas. Conheça os tipos, as causas e os tratamentos para rosácea. 

Pode ter uma base genética, mas alguns fatores podem ser gatilhos como a ingestão de bebidas quentes e alcoólicas, cafeínas,  alimentos picantes, períodos de estresse, atividade física, ambientes quentes e tudo que causa dilatação dos vasos sanguíneos. 

Quais os sintomas da rosácea? 

A pele com rosácea é aquela que está sempre sensível, mais seca, que fica vermelha com facilidade e se irrita facilmente com o uso de alguns produtos. Com o tempo, a vermelhidão se torna permanente e aparecem vasos finos, pápulas e pústulas muito parecidas com espinhas, podendo ocorrer algum inchaço e até o aparecimento de nódulos. Em homens, a região do nariz pode se tornar mais espessa ao que chamamos de rinofima. 

Além de afetar a face, a doença rosácea pode apresentar sintomas oculares, como olho seco, sensível, avermelhado e inflamação nas bordas palpebrais.

Os episódios podem ser esporádicos ou podem se tornar frequentes e até permanentes. 

Dicas de cuidados com a pele com rosácea : 

  1. A limpeza da pele deve ser feita com um sabonete adequado para a pele sensível, ou seja, que promova uma higiene suave e tenha ativos que contenham uma base calmante e anti-inflamatória. Além disso, é importante utilizar produtos que mantenham a pele hidratada, mesmo após o ritual.

Lave o rosto com movimentos bem levinhos e enxaguando com água fria. Depois é importante secar a região com uma toalha de microfibra sem fazer movimentos bruscos – basta pressioná-la até retirar o excesso de água 

  1. Hidratação: Aplique  o hidratante com ativos que ajudem a recuperar a barreira protetora da pele e que também promova uma ação calmante. Produtos com ativos prebióticos, que preservam os microrganismos que defendem a nossa pele, fortalecendo ainda mais a barreira cutânea. 
  2. O uso do protetor solar é super importante e deve ser aplicado todos os dias. O produto precisa ter amplo espectro de proteção como Uva e Uvb. Há inclusive protetores solares para peles sensíveis

O que não se deve fazer com a pele com rosácea: 

Uso de escovas ou espinhas limpantes devem se limitar a nosso máximo uma vez por semana. Como a pele com rosácea costuma ser muito sensível, deve-se evitar ácidos fortes e produtos abrasivos, como os com álcool e que sejam adstringentes.

Procedimentos que amenizam a rosácea: 

Além dos produtinhos que ajudam a acalmar a pele, também existem alguns tratamentos para rosácea e procedimentos que amenizam os sinais da rosácea, como é o caso da luz pulsada e alguns lasers ou uso de produtos em procedimentos como “Drug delivery “ Evitar bebidas alcoólicas, temperaturas extremas, bebidas quentes, comidas muito condimentadas, noites mal dormidas, assim como o estresse contribuem no controle da doença.

Conheça os tratamentos de rosácea, agende uma consulta com médica dermatologista Dra Larissa Montanheiro 

Importante sempre consultar um médico Dermatologista pois na maioria dos casos é necessários uso de medicamentos de uso tópicos específicos e em casos avançados ainda necessitar de remédios orais.

Leia também no blog: Tudo sobre o melasma 

Veja no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia mais conteúdos sobre o assunto.

Agende-uma-consulta-dermatológica-com-a-Dra-Larissa-Montanheiro

Agende uma consulta com nossa equipe pelo whats app