melasma-no-rosto-dra-larissa-montanheiro-dermatologista

Enquanto pesquisadores buscam soluções definitivas, conheça os recursos e estudos mais recentes para prevenção e tratamentos e causas do melasma

O que é o melasma?

Manchas de cor marron que recobrem partes do rosto, como buço, testa e bochechas, estão entre as queixas mais comuns nos consultórios dermatológicos. A estimativa é de que o melasma acometa de 15% a 35% das mulheres brasileiras.

Melasma-como-tratar-Dra-Larissa-Montanheiro-Dermatologista

Veja os tratamentos e causas do melasma

Surge devido à superprodução de melanina (pigmento que dá cor à pele) ou à hiperdilatação de vasos sanguíneos ( melasma vascular).

Quais são as causas do melasma?

As causas que levam a pele a apresentar essas manchas  é um desafio para os médicos, mas sabemos que determinados fatores desencadeam a doença.

Embora os novos tratamentos disponíveis apresentem resultados de certo modo satisfatórios, ainda não se conhece a cura definitiva para o melasma e sua recidiva é frequente, pois as causas são múltiplas. Por isso, é preciso ficar atentos  e cuidar para evitar que elas ocorram.

Múltiplas causas do melasma

O fator hormonal tem certa participação nessa produção desordenada de melanina por uma célula que se chama melanócito.Acontece que essa célula  é estimulada pelo hormônio receptor dos melanócitos (MSH), portanto, o faz produzir mais pigmento. 

Outros possíveis causadores do problema:

• Genética: Ainda não está comprovada uma relação de genes específicos que poderiam explicar o aparecimento do melasma, mas a prevalência em determinados biotipos sugerem a ligação. Sabe-se, por exemplo, que morenas, negras e asiáticas têm mais predisposição do que mulheres bem brancas, como as europeias.

• Exposição solar: Quando qualquer parte do corpo é exposta ao sol sem proteção, a hiperpigmentação ocorre também na face – mesmo que ela tenha sido protegida e isso está diretamente relacionado ao estímulo hormonal que possui receptores em diversos locais do corpo. Ah, e o melasma pode aparecer em áreas como colo e braços também.

• Calor: Altas temperaturas dilatam os vasos sanguíneos gerando uma inflamação na pele que é respondida como defesa produzindo mais melanina.

• Luz visível: É aquela que podemos ver a olho nu, como de lâmpadas, celulares e computadores. Estudos vêm demonstrando que ela tem efeito direto sobre a produção do melasma

• Alterações hormonais: Gravidez, tratamentos de fertilização ou uso de pílula anticoncepcional são apontados como os principais desencadeadores, e o vilão seria o hormônio (feminino) quando produzido em maior quantidade, aumenta a atividade dos melanócitos. Mas engana-se que o melasma seja um doença só de mulheres, ele

Ocorre sim também em homens.

Estresse: o stress, que eleva o nível de cortisol, também é considerado fator agravante, diretamente por via hormonal.

O protetor solar:

Para usar em casa

Existe cura para o melasma?

Mesmo que não tenha cura, o melasma pode ser controlado. Para isso, incluir um filtro solar eficiente na rotina diária de cuidados com a pele é mais que obrigatório. “Ele deve proteger contra os raios UVA e UVB (não apenas um ou outro) e ter Um fator de proteção solar ( FPS) acima de 50. Melhor ainda se tiver cor. O pigmento que dá tom a protetores, bases e pós de maquiagem forma umabarreira física até mesmo contra a luz visível por conter na composição óxido de ferro. Sob o sol, reaplique o produto a cada duas horas e use chapéu sempre que possível.

No escritório, faça no mínimo uma reaplicação por dia. Cápsulas orais de fotoproteção com ingredientes como antioxidante ajudam na defesa extra. Existem versões prontas disponíves em farmácias, mas, de preferência, elas devem ser manipuladas pelo médico dermatologista.

Tratamentos antimanchas para o melasma

Os tratamentos variam de acordo com as características individuais de cada melasma: com componente vascular ou não, uso de terapias prévias, área de corpo etc. Além do uso domiciliar de ácidos específicos para a fase de cada melasma alguns procedimentos são realizados em consultório para uma melhor resposta, que são eles:

Peelings químicos:

Uma das terapia mais antigas, há peelings especiais para o melasma, o importante é que a pele esteja preparada previamente para recebê-los. Tratamentos muitos abrasivos são irritantes e na presença de inflamação/ irritação a pele responder produzindo mais melanina, ou seja, piorando.

Drug delivery

Com dispositivos que apresentam varias microagulhas como o MMP ( microinfusão de medicamentos pela pele) ou um roller (rolo com microagulhas) ou até laser são feitas microperfurações na pele com o objetivo de deixá-la mais permeável e receptiva às substâncias clareadoras, e que estimulam a melhora do colágeno local ( estudos demonstram que em áreas de melasma a pele apresenta alterações semelhantes ao de fotoenvelhecimento com desestruturação  do colágeno local) aplicadas logo em seguida pelo dermatologista. Como pode causar dor ou sensibilidade, a anestesia tópica é indicada. No geral a dor é bem tolerável .

Como prevenir o melasma?

Bem, como se trata de uma doença multicausal o ideal é que você tenha um bom gerenciamento do seu melasma e procure auxílio de um médico dermatologista. Mas se você está em tratamento ou ainda não começou é possível “disfarçar ” as manchas através de técnicas de camuflagem com maquiagens.

Você precisa neutralizar o tom amarronzado através de um jogo de cores. Um corretivo de cor salmão ou laranja são os mais indicados. Aplique com pincel e esfume bastante.

• Com pincel específico, aplique o protetor solar com cor e pode ainda se desejar associar uma base de alta cobertura.

• Finalize a pele com uma camada de pó com fator fps. Prefira blushes rosados ou pêssego pois a cor marrom evidencia o melasma.

Leia também no blog: Tudo sobre melasma

Por isso, se você apresenta sinais de manchas na pele, cada vez mais acentuadas, não deixe de consultar um médico Dermatologista

Agende uma consulta, fale pelo whats app com o consultório da dermatologista Dra Larissa Montanheiro Reis Caliman

Agende-uma-consulta-dermatológica-com-a-Dra-Larissa-Montanheiro

Agende uma consulta com nossa equipe pelo whats app